Pular para o conteúdo principal

Áreas de Preservação Permanente em margens de rios e córregos

De acordo com o artigo 4º da Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, considera-se área de preservação permanente as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, em zonas rurais ou urbanas, desde a borda do leito regular, em largura mínima de:
  • 30 metros para os cursos d'água de menos de 10 metros de largura;
  • 50 metros para os cursos d'água de 10 a 50 metros de largura;
  • 100 metros para os cursos d'água de 50 a 200 metros de largura;
  • 200 metros para os cursos d´água de 200 a 600 metros de largura;
  • 500 metros para os cursos d'água de largura superior a 600 metros.
De acordo com o Artigo 61-A nas APPs, é autorizada, exclusivamente, a continuidade das atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e turismo rural em áreas rurais consolidadas até 22 de julho de 2008.
  • Para os imóveis rurais com área de até 01 módulo fiscal será obrigatória a recomposição de 5 metros, contados da borda do leito regular, independente da largura do curso d'água.
  • Para os imóveis rurais com área superior a 01 módulo fiscal e até 02 módulos fiscais será obrigatória a recomposição de 8 metros contados da borda do leito regular, independente da largura do curso d'água.
  • Para os imóveis rurais com área superior a 02 módulos fiscais e de até 04 módulos fiscais será obrigatória a recomposição de 15 metros contados da borda do leito regular, independente da largura do curso d'água.
  • Para os imóveis com área superior a 04 módulos fiscais que possuam área consolidada em APP em margem de rio, será obrigatória a recomposição das respectivas faixas marginais.
  • Nos demais casos, de acordo com PRA (Plano de Regularização Ambiental), observado o mínimo de 20 metros e o máximo de 100 metros contados da borda da calha do leito regular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retroescavadeira Randon RK406B sem direção

Quando a retroescavadeira apresenta problema na direção, ficando pesada e outros equipamentos hidráulicos tais como o retro e pá carregadeira continuam funcionando, é provável que o problema seja a válvula reguladora de pressão. Podendo ser entupimento ou algum anel rompido. É necessário também observar se há vazamento nos reparos do cilindro da direção. Figura 1 - Retroescavadeira Randon RK406B. Figura 2 - Válvula reguladora de pressão e kit de raparos. Artigos Relacionados Retroescavadeira Randon RK406B Filtros e Conversão Cursos, E-books e Ferramentas Úteis

Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais

O principal agente responsável pelos problemas encontrados em estradas vicinais é a água. O escoamento superficial no leito das estradas provoca erosões criando valetas, o acúmulo de água na superfície pode formar buracos e atoleiros, e vazões muito altas podem dar início as voçorocas.  Em período de chuvas as estradas podem ficar intransitáveis devido a drenagem inadequada. Além da conformação da plataforma e sarjetas, um importante componente da drenagem de estradas de terra são os bigodes, também conhecidos como saídas d'água ou desaguadouros. Figura 1 - Detalhes de um bigode em estrada vicinal (Itaperuna-RJ). Principais Fatores Considerados no Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais Os principais fatores a serem considerados no cálculo do espaçamento entre bigodes são a pluviometria da região, a área de contribuição, o período de retorno do projeto, a cobertura do solo, o tipo de revestimento, a declividade e as características do solo (tipo de solo, erodibilidade, te...

Retroescavadeira Randon RK406B Filtros e Conversão

Manter em dia a troca de óleo e filtros da sua Retroescavadeira Randon RK406B  é de extrema importância para o bom funcionamento do seu equipamento, além de reduzir custos e aumentar a sua vida útil. Os filtros são responsáveis por barrar impurezas que quando acumuladas, prejudicam o funcionamento dos sistemas que possuem peças móveis e também podem causar entupimentos. Os principais filtros da Retroescavadeira Randon RK406B são: filtro combustível, filtro sedimentador de combustível, filtro de óleo lubrificante, filtro hidráulico, filtro transmissão, filtro de ar (primário e secundário) e filtro do ar condicionado. Uma das dificuldades encontradas na hora de fazer a revisão é encontrar no mercado o filtro correto, devido a variedade de fabricantes e modelos. Neste artigo você vai encontrar os códigos dos filtros e suas conversões para outros fabricantes. Filtros e Conversão Retroescavadeira Randon RK406B FILTRO LUBRIFICANTE FABRICANTE/ CÓDIGO RANDON/ 219000397 TECFILL/ PSL962 BALD...