O principal agente responsável pelos problemas encontrados em estradas vicinais é a água. O escoamento superficial no leito das estradas provoca erosões criando valetas, o acúmulo de água na superfície pode formar buracos e atoleiros, e vazões muito altas podem dar início as voçorocas.
Em período de chuvas as estradas podem ficar intransitáveis devido a drenagem inadequada. Além da conformação da plataforma e sarjetas, um importante componente da drenagem de estradas de terra são os bigodes, também conhecidos como saídas d'água ou desaguadouros.
Figura 1 - Detalhes de um bigode em estrada vicinal (Itaperuna-RJ).
Principais Fatores Considerados no Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais
Os principais fatores a serem considerados no cálculo do espaçamento entre bigodes são a pluviometria da região, a área de contribuição, o período de retorno do projeto, a cobertura do solo, o tipo de revestimento, a declividade e as características do solo (tipo de solo, erodibilidade, tensão de cisalhamento).
Acesse o Link: Cursos, E-books e Ferramentas Úteis
Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais Utilizando a Perda de Solo Admissível na Sarjeta
Uma das metodologias para o cálculo do espaçamento entre bigodes considera a perda de solo admissível na sarjeta, através da análise diária da perda de solo em uma série sintética de precipitação. A perda de solo admissível considera o tempo projetado para a manutenção da estrada, observando o aprofundamento máximo na sarjeta (SILVA, 2011).
O Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos GPRH da Universidade Federal de Viçosa desenvolveu o aplicativo "Estradas" para dimensionamento de bigodes e caixas de contenção. O aplicativo é gratuito e está disponível no link Software Estradas UFV.
Cuidados no Dimensionamento e Execução de Bigodes em Estradas Vicinais
- O local onde será instalado o bigode deve desaguar em áreas com declive suave a ondulado. Não pode ser instalado em locais com declive acentuado ou barrancos, para evitar a formação de voçorocas.
- Deve-se escolher pontos que possuam bastante vegetação para reduzir a erosão superficial.
- Áreas com declives acentuados ou barrancos, devem protegidas com vegetação ou construção de descidas de água (escadas).
- Os bigodes devem ser construídos inclinados, pois diminuem o entupimento.
- A manutenção deve ser constante para o bom funcionamento dos bigodes, podendo ser manual ou mecânica.
Comentários