Pular para o conteúdo principal

Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais

O principal agente responsável pelos problemas encontrados em estradas vicinais é a água. O escoamento superficial no leito das estradas provoca erosões criando valetas, o acúmulo de água na superfície pode formar buracos e atoleiros, e vazões muito altas podem dar início as voçorocas. 
Em período de chuvas as estradas podem ficar intransitáveis devido a drenagem inadequada. Além da conformação da plataforma e sarjetas, um importante componente da drenagem de estradas de terra são os bigodes, também conhecidos como saídas d'água ou desaguadouros.

Detalhe de Bigode em Estrada Vicinal
Figura 1 - Detalhes de um bigode em estrada vicinal (Itaperuna-RJ).

Principais Fatores Considerados no Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais

Os principais fatores a serem considerados no cálculo do espaçamento entre bigodes são a pluviometria da região, a área de contribuição, o período de retorno do projeto, a cobertura do solo, o tipo de revestimento, a declividade e as características do solo (tipo de solo, erodibilidade, tensão de cisalhamento).

Acesse o Link: Cursos, E-books e Ferramentas Úteis

Dimensionamento de Bigodes em Estradas Vicinais Utilizando a Perda de Solo Admissível na Sarjeta

Uma das metodologias para o cálculo do espaçamento entre bigodes considera a perda de solo admissível na sarjeta, através da análise diária da perda de solo em uma série sintética de precipitação. A perda de solo admissível considera o tempo projetado para a manutenção da estrada, observando o aprofundamento máximo na sarjeta (SILVA, 2011). 
O Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos GPRH da Universidade Federal de Viçosa desenvolveu o aplicativo "Estradas" para dimensionamento de bigodes e caixas de contenção. O aplicativo é gratuito e está disponível no link Software Estradas UFV

Cuidados no Dimensionamento e Execução de Bigodes em Estradas Vicinais

  • O local onde será instalado o bigode deve desaguar em áreas com declive suave a ondulado. Não pode ser instalado em locais com declive acentuado ou barrancos, para evitar a formação de voçorocas.
  • Deve-se escolher pontos que possuam bastante vegetação para reduzir a erosão superficial.
  • Áreas com declives acentuados ou barrancos, devem protegidas com vegetação ou construção de descidas de água (escadas).
  • Os bigodes devem ser construídos inclinados, pois diminuem o entupimento.
  • A manutenção deve ser constante para o bom funcionamento dos bigodes, podendo ser manual ou mecânica.

SILVA, Danilo Paulúcio da. Modelo para dimensionamento de sistemas de drenagem de superfície em estradas não pavimentadas. Tese de Doutorado em Engenharia Agrícola. Universidade Federal de Viçosa, 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 de março de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retroescavadeira Randon RK406B sem direção

Quando a retroescavadeira apresenta problema na direção, ficando pesada e outros equipamentos hidráulicos tais como o retro e pá carregadeira continuam funcionando, é provável que o problema seja a válvula reguladora de pressão. Podendo ser entupimento ou algum anel rompido. É necessário também observar se há vazamento nos reparos do cilindro da direção. Figura 1 - Retroescavadeira Randon RK406B. Figura 2 - Válvula reguladora de pressão e kit de raparos. Artigos Relacionados Retroescavadeira Randon RK406B Filtros e Conversão Cursos, E-books e Ferramentas Úteis

Retroescavadeira Randon RK406B Filtros e Conversão

Manter em dia a troca de óleo e filtros da sua Retroescavadeira Randon RK406B  é de extrema importância para o bom funcionamento do seu equipamento, além de reduzir custos e aumentar a sua vida útil. Os filtros são responsáveis por barrar impurezas que quando acumuladas, prejudicam o funcionamento dos sistemas que possuem peças móveis e também podem causar entupimentos. Os principais filtros da Retroescavadeira Randon RK406B são: filtro combustível, filtro sedimentador de combustível, filtro de óleo lubrificante, filtro hidráulico, filtro transmissão, filtro de ar (primário e secundário) e filtro do ar condicionado. Uma das dificuldades encontradas na hora de fazer a revisão é encontrar no mercado o filtro correto, devido a variedade de fabricantes e modelos. Neste artigo você vai encontrar os códigos dos filtros e suas conversões para outros fabricantes. Filtros e Conversão Retroescavadeira Randon RK406B FILTRO LUBRIFICANTE FABRICANTE/ CÓDIGO RANDON/ 219000397 TECFILL/ PSL962 BALDWIN/