A gestão das estradas vicinais de um município é uma tarefa árdua, devido a dimensão das malhas viárias municipais e a escassez de recursos direcionadas a manutenção e recuperação das estradas. As estradas de terra demandam manutenção constante e periódica. E em períodos chuvosos os problemas se intensificam.
A estrada ideal é aquela com adequada superfície de rolamento, capacidade de suporte, drenagem eficiente, sinalização e harmonia com a paisagem. Ela deve cumprir o seu papel social, econômico e ambiental. De acordo com o DNIT, as estradas vicinais integram o sistema coletor secundário ou o sistema local.
Todo sistema de gestão baseia-se no conhecimento do processo a ser gerido. Portanto, é fundamental o mapeamento das estradas e a localização espacial dos pontos de intervenção. O mapeamento das estradas pode ser realizado em ambiente SIG, utilizando geoprocessamento e georreferenciamento. Em um SIG as informações de diversas fontes podem ser cruzadas, possibilitando o diagnóstico sobre vários aspectos. O QGIS e o Google Earth são softwares que podem ser usados para esta tarefa. Em face da insuficiência dos recursos disponíveis, a escolha das estradas a serem trabalhadas, deve-se basear em critérios de priorização.
Outro ponto importante, é o custo elevado para se manter uma patrulha mecanizada. Além da aquisição dos equipamentos, deve ser levar em consideração o custo dos operadores, combustível, manutenção preventiva e corretiva. Também é necessário uma estrutura mínima de suporte, com oficina, estoque de peças, e pessoal de apoio. Deve-se avaliar o custo benefício de ter uma patrulha mecanizada própria ou terceirizar os serviços.
Foto: Nova Venécia - ES |
Uma sugestão para o início de um trabalho municipal em estradas, é a realização de operações tapa buracos, em que são utilizados apenas o caminhão basculante para a distribuição do material e mão de obra braçal para tampar os buracos e compactar. Desta forma é possível cobrir uma extensão diária maior de estradas.
Outra operação que é possível realizar com baixo custo, são as limpezas de bueiros e bigodes (saídas d'água), que em períodos chuvosos são muito importantes.
Em um segundo momento são realizadas intervenções nas estradas priorizadas, realizando a conformação da plataforma, melhoria da pista de rolamento, melhorias nas drenagens.
As intervenções devem ser planejadas para serem realizadas com a mínima movimentação de terra, mantendo-se as estruturas que já estejam estáveis e consolidadas, tais como taludes cobertos com vegetação e pista de rolamento bem compactadas.
Também devem ser priorizados projetos de revestimento de estradas rurais e a busca por recursos.
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